Eu já tentei utilizar diversos aplicativos, sites, planilhas e etc., porém nada até agora me deixou 100% satisfeito em relação ao gerenciamento da minha carteira.
Baixei o velho Microsoft Money 99, Guia de Bolso, Gorila Invest, Kinvo, Trademap, Meus Dividendos, Bastter… Usei as planilhas do AdP (como muitos amigos utilizam), mas ainda não encontrei o lugar ideal para acompanhar a evolução da minha carteira. Nenhum é 100% completo e a minha sensação é ter que escolher um onde vou abrir mão de alguma coisa.
Queria receber sugestões do que vocês fazem para lançar seus investimentos e acompanhar a evolução da carteira… Hoje utilizo diversas ferramentas diferentes, mas nenhuma me atende bem.
Vou falar um pouco sobre as que mais uso, talvez para ajudar (ou receber ajuda hehe).

Trademap
Aplicativo fantástico que monitora minha carteira de renda variável.
Infelizmente ainda não suporta investimentos de renda fixa, o que limita drasticamente seu uso. No entanto, é um dos mais completos que já encontrei, tem um Raio X muito bacana das empresas, você pode colocar seu portfólio de ações e fiis, é bem intuitivo e muito bom. Espero que a equipe do app lance logo a possibilidade de inserir ativos de renda fixa, é o que falta.
*Atualização de Mar/2019: tenho usado menos o Trademap. É fantástico para acompanhar a evolução do mercado e cotações, mas ainda não me entendi bem pra acompanhar minha carteira.
WhatsApp Image 2019-03-27 at 08.57.09

Kinvo
Me parece uma das melhores ferramentas.
Muito focado em comparação com Benchmark (CDI e Ibov), tem muitas funcionalidades que ainda não utilizei, pois conheci estes dias a ferramenta e ainda estou usando a versão gratuita. É muito intuitivo e os gráficos são fantásticos. Acho bem promissor, e como dá pra lançar a renda fixa, me parece ser o mais completo. No entanto, a maioria das possibilidades só existem quando você vira assinante, inclusive gerenciar a carteira pela web.
*Atualização em 27/03/2019. Sou assinante do KINVO pago e tenho gostado bastante do serviço. É verdade que ele é instável, as vezes dá alguns bugs (como meu post do blog sobre ser bilionário por um dia), mas é ótimo para analisar o desempenho da carteira.
Capturar

Gorila Invest
Ferramenta web incrível de gerenciamento, porém ainda não é 100% estável. Por várias vezes tentei lançar alguns ativos, ele aceita o lançamento, mas não registra. Cheguei a ficar cansado de tanto tentar. Se acertar isso, tem grandes chances de ser uma ferramenta promissora, falta também um app para celular.
*Atualização em Março/2019: parei de atualizar o aplicativo. Tive que fazer algumas escolhas, pois dá muito trabalho atualizar um monte de apps e este, infelizmente, foi deixado de lado.
Captu23rar

Meus Dividendos
Ferramenta incrível e 100% gratuita (vale a pena até doar pro criador do projeto) que reúne uma série de informações sobre ações e fundos de investimento, tudo focado em dividendos. Além disso, você pode lançar sua carteira e acompanhar de perto a evolução, as datas e valores do depósito de dividendos, é muito boa e bem fácil de usar. Só peca porque não é possível lançar renda fixa, mas é perfeito para acompanhar a evolução de cada ativo e para ser lembrado dos dividendos.
*Atualização em Mar/2019: este tem sido o principal app onde registro meus investimentos atualmente. É o mais completo e o que mais tem investido para melhorar a interface. Vale muito a pena, até mesmo porque (ainda) é de graça. Seria bom ter um app para aceso remoto.
Captu2113rar

Bastter System
Sou assinante Bastter Blue e quem me acompanha sabe que sou fã do cara. Utilizo o site para analisar fundamentos das empresas e, geralmente, escolho meus ativos novos para aportar lá. A ferramenta Bastter System é bem completa, e tem foco em avisar ao usuário qual ativo está desbalanceado, te indicando qual você deve comprar no mês, para mantê-lo dentro do seu objetivo.
Essa é a funcionalidade mais importante e mais fascinante do site.
No entanto, não é tão fácil cadastrar as operações como nos outros sistemas acima. Isso faz com que seja um pouco desanimador lançar os investimentos. Ainda não tive saco de parar pra lançar meus investimentos passados… Talvez pelo sistema não ser tão amigável…
*atualização em Mar/2019: continuo usando o Bastter religiosamente para registro dos investimentos. Este foi o app que me deu o melhor relatório para Imposto de Renda – E isso é muito importante, pois toma um tempo danado.
Captubastrar

Microsoft Money 99
Vi alguns colegas que são fissurados pelo MM99, porém ainda não descobri o motivo. Um aplicativo desatualizado há quase 20 anos não me motiva tanto a usá-lo.
*Atualização em Mar/2019: Não atualizo mais o app. Tem um sentimento nostalgia de ver este visual dos anos 90… Mas sinceramente não vejo motivos para continuar utilizando, já que o bichano não interage com nenhuma conta minha…
Captmoneyurar

Guia de Bolso
Já utilizei com frequencia o GDB umas duas vezes (por um mês, cada). É uma boa ferramenta para monitorar as despesas e ter algum controle sobre as contas bancárias. Porém acho meio invasivo dar todas as minhas senhas para um app controlar minha vida. Bem arriscado e mesmo que me digam que é 100% seguro, sei lá né…

Planilhas em Geral
As planilhas são minhas preferidas até o momento. São nelas que registro todos os meus investimentos hoje, e o fato de serem totalmente editáveis, faz com que eu consiga deixar tudo da forma mais amigável possível pra mim. No entanto, as planilhas sofrem com a falta de acompanhamento automático, gráficos interativos (que é claro que é possível fazer, mas dá um trampo danado!) e tudo mais que os apps de hoje em dia fazem.

Espero me encontrar logo em uma ferramenta só. Pois todo mês tem novos aportes, e acabo atualizando em uma penca de lugares.

E você, que ferramentas usa? Concorda com meus pequenos resumos?

Me acompanhe também no instagram:
http://instagram.com/acumuladorcompulsivo

Grande abraço!