Como ganhar dinheiro com Google Adsense em 2022

Quem acompanha o blog há algum tempo, sabe que tenho algumas fontes de receita.

Uma delas, que vem crescendo bastante nos últimos meses, é a receita oriunda do Google Adsense.

Eu não vou explicar o que é o Google Adsense, pois o próprio Google já explica bastante. Eu vou tratar aqui de como eu faço dinheiro no Google Adsense.

(e não, não pense que este blog aqui gera alguma receita… É ínfima. Não paga nem o domínio nem a hospedagem. Mas mantenho o Adsense ativo para testar modelos de anúncios).

Como funciona o meu negócio: eu compro sites que já possuam tráfego orgânico, contrato freelancers experientes para produzir textos, e impulsiono o resultado do site no Google Adsense.  Quanto mais gente encontrando meus sites no Google, mais gente clicando nos meus anúncios, mais renda no meu bolso.

Entrando mais no detalhe, eu compro sites que já possuam tráfego orgânico e aprovação no Google Adsense.
Seria bem mais barato tentar criar sites do zero (e estou iniciando um projeto assim), porém eu prefiro pegar o trem que já tem alguma tração.

Atualmente possuo três sites.

O maior deles, está batendo um tráfego orgânico de 2 milhões de visitas agora em agosto.

Falando em números…

Eu o adquiri por cerca de R$ 35.000.
Hoje ele me rende mais de $20 por dia.
Uma renda bruta de quase 9% ao mês.

Há riscos? Claro. Muitos!

Alguns deles: do vendedor do site manipular o tráfego, através de tráfego pago. Isso acontece MUITO, porém há ferramentas e técnicas para analisar a origem do tráfego de um site. Só se deve adquirir depois de muitas pesquisas!

Há o risco de não se conseguir produzir textos como o autor original. E o site, aos poucos, vai se tornando obsoleto, reduzindo gradativamente os ganhos.

Há o risco de grande competição naquele mesmo nicho, há também o risco de plágio, enfim… É um negócio que parece simples, mas não é.

Como disse, este é um dos três sites que tenho hoje gerando receita. Mas já comprei cinco deles. Dois se tornaram obsoletos. Um porque infringia as regras do Google Adsense, e outro porque era um plágio total, e na época eu não sabia verificar isso direito.

Quando eu decidi entrar para este mercado, eu achei que poderia dar conta de escrever em diversos nichos diferentes. Eu gosto de escrever, conheço um pouco de SEO (Search Engine Optimization) – técnica essencial para gerar receita no Google, e estava tudo certo.

Porém não é tão simples assim. É preciso investir tempo, fazer pesquisas, entre outros.

E aí descobri que existem centenas ou milhares de pessoas que vivem disso, de produzir artigos. Você pode encontrar em grupos do facebook, Workana, VintePila, entre outros lugares.

Quando analisei o valor do investimento para produzir textos, vi que vale a pena.

Então hoje, acabo contratando diversas pessoas para produzir textos, o que é ótimo. Gero receita para essas pessoas, elas geram conteúdo para os meus leitores e meus leitores geram receita pra mim. É um ciclo virtuoso.

Mas é uma batalha estratégica gigante, manter o site relevante. É preciso analisar concorrentes, avaliar quais artigos ranqueiam mais no Google, entre outras técnicas mais minuciosas.

Bem, o objetivo principal deste texto era te apresentar como eu gero receita com o Google Adsense. Existem muitas outras formas, como por exemplo fazer um canal no Youtube. Inclusive, hoje existe algo chamado: canais Dark. Onde o autor não aparece, e muitas vezes nem mesmo a sua voz, pois já existem diversas tecnologias de voz sintética.

Eu tentei fazer um canal, mas achei que é um pouco mais trabalhoso do que fazer um blog. E preferi seguir com os blogs.

Esse exemplo acima foi minha maior compra até hoje. Até então, eu tinha pago de 3k a 5k nos blogs que já possuo. Esse foi um investimento mais pesado, porém acho que está sendo bastante rentável.

Isso me animou tanto, que me fez decidir tentar montar um site do zero.

Este é um desafio grande, pois não há receita. O Google Adsense só libera os anúncios no seu site se você já tem algum tráfego orgânico e segue suas políticas. Portanto no momento inicial, é arregaçar as mangas e cair pra dentro do trabalho. E é isso que eu tenho feito.

Bem, acho que deu pra esclarecer como funciona meu negócio no Google Adsense. Infelizmente não posso compartilhar aqui o site, pois os artigos podem ser copiados com um pouquinho de trabalho, e isso pode me gerar problemas.

Mas espero ter clareado a mente de quem pensa em trabalhar com isso.

Eu já consegui subir um site do zero e iniciar no Google Adsense (esse site que você está lendo agora), mas como é um site muito específico e muito nichado, não gera tráfego e renda suficiente para ser rentável. Para ser sincero de tempos em tempos eu desativo os anúncios aqui, pois sei que eles atrapalham bastante a experiência de leitura. Mas acabo utilizando os anúncios para fazer testes.

Espero ter ajudado, caso tenham alguma dúvida, não deixem de comentar.

Forte abraço e sucesso a todos!

Leia também este artigo aqui.

9 comentários em “Como ganhar dinheiro com Google Adsense em 2022”

    • Então, o maior trabalho é quando preciso contratar/desligar os autores.
      Neste momento um dos meus melhores freelancers pediu as contas. Foi contratado por uma agência.
      Isso vira um problema pra mim, pois ele já tinha pego o jeito do trabalho, eu não tinha praticamente nenhum trabalho, só revisava os textos dele (uma vez por semana, de meia hora a uma hora).
      Agora vou precisar investir um tempo pra achar outra pessoa.
      De resto, é só o trabalho de revisar, agendar as postagens.
      De 30min a 1h por semana já é o suficiente.

      O ideal é ter uma postagem por dia útil da semana no blog.
      Eu encomendo pacotes, por ex, de 20 artigos. E aí já agendo as postagens pro mês inteiro, sacou?

      Obrigado pela pergunta.
      Abraço.

      Responder
  1. Eu já tentei aprender SEO mas confesso que nunca achei um guia confiável que me desse o passo a passo, para alguém bem leigo. Indica algum bom?

    Mas fico curiosa como os blogs de finanças pessoais não tem tanto fluxo mesmo. Lá fora, o fluxo parece ser alto. O que será que acontece aqui com o Brasil?

    Responder
    • Fala Aposentada, tudo bem?
      Desculpe pela longa demora, faz tempo que o blog estava abandonado.
      Eu também nunca achei um guia confiável. Já li e assisti muitos vídeos a respeito.
      A maioria das coisas fui testando, mas grande parte dos conteúdos que existem hoje não são muito confiáveis mesmo, infelizmente.
      Aqui no Brasil me parece que o público de finanças curte mais os vídeos, pois vemos como os vídeos de finanças geram bastante engajamento.
      Além disso, há pouca produção de conteúdo escrito no Brasil.
      Obrigado pela visita!

      Responder

Deixe um comentário