Quanto é possível ganhar na internet?

Bem, essa é uma pergunta com milhares de possibilidades de resposta.

O objetivo deste post não é te ensinar a ganhar dinheiro, mas sim, te mostrar como eu tenho utilizado um pouco de tempo livre para ganhar uns trocados de dólares a mais no final do mês, com algo que pode ser potencializado e virar uma das minhas principais rendas no futuro.

Após alguns anos utilizando a internet como fonte de renda, estudando e pesquisando, posso dizer que é possível fazer bastante dinheiro através do computador. Porém, como quase toda e qualquer “profissão”, exige muito estudo, dedicação, especialização e principalmente, muito trabalho.

Recentemente comprei um blog, com o objetivo de receber uma remuneração (quase) passiva sobre a veiculação de anúncios do Google no mesmo. O resultado me surpreendeu.

Pensando do ponto de vista de investimentos, tenho recebido de 3% a 6% de retorno mensal sobre meu investimento, em dólar. Um número fantástico né? Depende do ponto de vista.

Ter um blog não é exatamente uma renda passiva. Se você para de escrever ou publicar artigos, ele simplesmente vai se tornando inútil para os leitores ou para o Google. O ideal é publicar diariamente, conteúdo de qualidade. O que passa longe de ser uma renda passiva. Mas, há formas de também hackear a vida e burlar este processo, comprando o “tempo” de outras pessoas, que escrevem artigos para blogs. É possível comprar textos com preços abaixo de R$ 20. Parece um pouco louco, né? Mas muita gente vive disso. Muita mesmo.

Nesta minha pequena jornada de renda com blog (entenda, não é este blog que você está lendo), percebi que quanto mais eu me dedico, mais retorno tenho. Seja com meu tempo, ou com mais investimento. Até o momento, tem valido a pena investir, os retornos são bons. São maiores do que um investimento no mercado financeiro tradicional (porém exige trabalho, logo, não é comparável), mas são menores que de um trabalho comum.

O que eu fiz foi o seguinte… Peguei o dinheiro dos aportes do mês e decidi investir em algo “diferente”. Daí surgiu a ideia de comprar um blog em andamento. Não me arrependo do que fiz, pelo contrário. De lá pra cá, contratei pessoas para escrever mais artigos, fiz alguns anúncios (arbitragem) no Facebook, Instagram e Google, para levar pessoas para o blog, e para que essas pessoas também cliquem nos anúncios do blog e etc.

É um negócio diferente, exige uma certa atenção e dedicação (o que tenho pouca, já que toco também o projeto do aplicativo de investimentos, além do meu trabalho e família). Mas, para quem tem um certo tempo livre, acho que é uma ótima alternativa. Acabei entrando em grupos onde vi pessoas recebendo cerca de 300 dólares por dia. Mas nada é fácil e vem com um passe de mágica. Neste ramo, tudo vem com muito trabalho e estudo, e demora até chegar num nível aceitável. Eu consegui evoluir de 1$ por dia, até 8$ por dia. Isso me faz acreditar que consigo ainda dobrar este valor algumas vezes com investimento de tempo e dinheiro, vamos ver… Vou dividir com vocês aqui ao longo do tempo.

Por enquanto é isso. O tempo anda corrido para escrever aqui, então quis compartilhar este que é um dos projetos que tem tomado meu tempo.

Até a próxima.

16 comentários em “Quanto é possível ganhar na internet?”

    • Escrevi um pouco na correria e não expliquei direito.
      Quando o assunto é tráfego, arbitragem significa que você vai criar anúncios para atrair pessoas para clicar em seus anúncios, de forma que o custo da aquisição daqueles clientes seja superado pelo retorno dos cliques em anúncios.
      Eu ainda estou estudando sobre isso, fiz alguns testes, ainda não estou craque.
      Mas é algo bem interessante. O ideal é conseguir pagar pouco para trazer fluxo para um site, e ter um bom retorno com este fluxo.
      Acho que deu pra entender né? É meio difícil explicar, ahahah.
      Abraço!

      Responder
  1. Fala Stark, parabéns parceiro. Esse ramo é top. O blog A Virada do Jogo tem posts assim também, recentemente ele fez até um Roadmap pra criar sites e monetizar com anúncios. Ele também compra artigos, e fatura bem

    Se possível, nos atualize de sua jornada. Certamente trará um Benefício enorme à comunidade, e tenha certeza, você estará ajudando a galera a conseguir melhorar sua renda, consequentemente os aportes, e por fim, a qualidade de vida

    Que Deus te abençoe meu amigo

    Responder
    • Fala DuP, tudo bem?
      Rapaz, eu não conhecia este texto do blog A Virada, li agora. Bem legal, e muito dentro da linha que acabei seguindo instintivamente. A diferença é que tomei um atalho e comprei um blog pronto e aprovado no Google Adsense. Daí comi algumas etapas daquele roadmap, porém também acabei investindo um pouco mais do que ele sugere.
      Estou faturando ainda bem menos que ele, mas estou animado para iniciar novos sites e aprimorar este mencionado.
      Muito obrigado pela visita!!

      Responder
    • Fala Vagabundo, beleza?
      Este é do nicho de cuidados pessoais/perfumaria.
      Eu estou pensando em adquirir ou começar alguns outros do zero, para somar na bola de neve.
      Estou gostando bastante dos pequenos resultados que já estão aparecendo.
      O negócio é começar!
      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Responder
  2. Que legal, Stark! Fico feliz que o negócio do blog “Adsense” está dando certo.

    Eu até tentei por um tempo ver qual era do Adsense no Viagem Lenta, mas desisti. O “benefício” não valia o custo de sempre estar ligado nas mudanças do Google, fixar mexendo em anúncios, sem contar que o blog ficava muito feio. Abandonei-o totalmente.

    A conclusão que cheguei é que, para valer a pena, o assunto do blog deve ser outro. Quem curte os conteúdos lá são muito menos susceptíveis de clicar em anúncios. Meu CTR era ridículo. Além disso, tem de ter muita visualização. Para isso, tem de postar muito. E eu não tinha cacife nem tempo para ficar postando textos frequentemente no blog mantendo a qualidade dele como um todo. E são poucas pessoas que se dispõem a escrever textos bons por aí.

    Enfim… como sei das dificuldades, dou ainda mais valor aos resultados que vem conseguindo. Parabéns!

    Abraço!

    Responder
    • Fala André!
      Sobre o nosso nicho, realmente é bem complicado.
      Acho que para o nicho de investimentos, o que funciona mais (no tema monetização) é a venda como afiliado.
      Porém é uma área que tenho pouco interesse. Prefiro indicar apenas as coisas que uso, como minha corretora, essas coisas.
      Sobre cursos, sinceramente, até hoje não achei um curso bem completo que atenda à todas as necessidades.
      Sobre o Adsense, realmente ele exige um cuidado ao escrever, uma atenção especial às regras, que acaba ficando algo meio mecânico.
      O blog que mencionei, é focado em utilidade total para o usuário.
      Ou seja, ele jogou uma pergunta no google, veio até o blog em busca de respostas, e acaba clicando nos anúncios, depois de tirar suas dúvidas.
      Desta forma, não preciso de milhares e milhares de visualizações para ter algum rendimento.
      Mas realmente é necessário fazer um trabalho de formiguinha, postando sempre.
      Por isso prefiro manter ali na relação custo x benefício, pagando articulistas até o limite de 50% renda do blog, para investir no médio prazo.
      Grande abraço e valeu pela visita!

      Responder
  3. é verdade, blogs ainda são muito rentáveis. tenho um blog de nicho específico há mais de 10 anos, me rendeu muito na época que bombava (até 2014, por aí), mas nada comparado a mais de 10 dólares ao dia, porém como era algo que fazia com muito prazer, o retorno era maravilhoso. com o passar do tempo fui escrevendo menos, passando até meses sem atualizar. agora tenho publicado esporadicamente, mas o google deu uma melhorada nos valores e tem rendido mais do que uns centavos por dia, o que me motiva a voltar a postar novamente.
    atualmente a minha renda extra de internet tem a ver com instagram e automação. exige bastaaante dedicação porque dá um trabalhinho a manutenção na parte do instagram, mas conheço pessoas que tiram de 100 a 300 reais diariamente. nada mal pra algo que, depois de adquirida a experiência, exige apenas alguns ajustes, computador e internet. 🙂

    Responder
    • Olá Ryca, tudo bem?
      Legal sua ideia de renda extra.
      Mas o que você quer dizer exatamente com automação? Pode compartilhar conosco?
      Eu também quase não escrevo no blog, o que acaba prejudicando um pouco a renda.
      Mas se você gosta de escrever, acaba se tornando uma espécie de hobby rentável.
      Obrigado pela visita e por compartilhar conosco!
      Abraço!

      Responder
  4. Eu acho que está ficando cada vez mais difícil ganhar $$$ na internet, devido a popularização dos blogs e perfis.

    Antigamente éramos poucos, mas hoje há tanta gente falando sobre tanta coisa…

    De qualquer forma, sempre há espaço para conteúdo de qualidade.

    Responder
    • Fala Fazendo as Contas, tudo bem?
      Rapaz, eu também pensava assim. Penso assim já tem uns três anos, pra ser sincero kkkkk.
      Porém, quando comecei a perceber que dá pra tirar uns bons trocados ainda, resolvi escrever aqui pra compartilhar a experiência.
      Por mais incrível que possa parecer, ainda há espaço (pouco, claro) para conteúdos sem muita qualidade.
      Quem tem qualidade ainda é rei.
      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Responder
  5. Olá, que legal que tem dado certo, eu nunca fui a fundo nessas questões, e olha que tenho blogs a muitos anos, desde o tempo de escola eu sempre tive a mania de criar blogs e compartilhar os conteúdos da aula, fazer tutoriais das coisas que eu aprendia e assim por diante, não foi diferente com os investimentos… mas o rendimento com anúncios sempre foi muito baixo, as views também.

    Dos blogs que eu tive até hoje o que teve mais acesso foi no nicho de jogos de PC, mas isso também dá um certo “trabalho”, vejo gente que ganha dinheiro fazendo stream dos jogos, mas os caras são meio que profissionais no jogo, gamers…. pra gurizada acho que é uma boa tentativa de monetizar a diversão, pra mim não deu lucro ainda, me falta dedicação como você falou, precisa atualizar todo dia e tal.

    Abraço e sucesso com seu novo blog!

    Responder
    • Fala Bilionário.
      Na verdade eu me dedico bem pouco atualmente.
      Pago alguém pra fazer artigos (R$ 15 por artigo) e só tenho o trabalho de achar boas palavras-chave e temas para que os redatores trabalhem em cima do SEO e tal. Não tenho interesse me me especializar muito nisso não, só queria mesmo uma renda extra passiva, mas descobri que não é tão passiva assim hehe.
      Obrigado pela visita.
      Grande abraço!

      Responder

Deixe um comentário