Como Ler Dezenas de Livros por mês e centenas por ano (Li 5 livros em 48 horas)

Eu sou um cara completamente apaixonado por livros.

Acho os livros fascinantes, sejam os de negócios, de ficção, biografias…

Durante muito tempo me vi comprando diversos livros, empolgado. Só pra você ter uma noção, eu tenho uma lista enorme de livros que quero comprar na Amazon. Volta e meia eu passo lá e compro um, dois e até três ao mesmo tempo.

Acontece que, com a correria do dia a dia, acabo ficando sem tempo pra ler.
Deixo pra ler na hora de deitar, e acabo caindo no sono. Nos últimos dois anos foi assim.
Eu me via lutando contra o sono pra tentar ler os livros.
E aí eles se transformaram em acumuladores de poeira na estante.
O pior, é que eu continuo comprando… Devo ser realmente um acumulador compulsivo, rs.

O fato é que… há alguns meses, eu descobri uma ferramenta fantástica que me ajuda muito.
É o app 12 min. Talvez você já tenha ouvido falar dele, talvez não.
Resumindo, é um app que faz resumos/resenhas de livros de não-ficção, apresentando os principais conceitos explorados no livro original. Em forma de áudio ou texto.

Alguns dos resumos que vou “ler” em breve



Eu sempre tive muito preconceito com este aplicativo. Veja meus motivos:

1. Prefiro ler livros completos;
2. Acreditava que era um serviço “caro”;
3. Achava coisa de preguiçoso, uma espécie de leitura “superficial”;
4. Acreditava até mesmo que desestimulava a leitura de livros.

Sendo assim, deixei ele de lado – quando fui apresentado há um ou dois anos.
Recentemente, recebi um anúncio deles, sugerindo que eu poderia “ler” um livro enquanto estava na esteira da academia.
Eu costumo caminhar na esteira diariamente. Cerca de 30 min a 60 min. Geralmente, fico ouvindo músicas ou assistindo vídeos na internet. Nada muito “produtivo”, digamos.
E achei interessante a ideia de testar o uso do app, finalmente.

Assinei os 3 dias grátis com um cupom que recebi, para experimentar como seria o processo.
E foi simplesmente fantástico. Durante uma caminhada de cerca de 40 min, eu pude “ler” dois livros que sempre quis ler, mas achava “grandes demais”. Tinha medo de não gostar tanto e acabar perdendo o tempo investido na leitura.
Foram eles: O Investidor Inteligente (Benjamin Graham) e Princípios (Ray Dalio).
Naquela pequena caminhada, eu percebi que havia mudado a minha forma de me relacionar com os meus livros.

Alguns livros que “li”, e outros que ainda vou ouvir

Pelo simples fato de que agora eu tenho a certeza que posso investir meu tempo tranquilo para ler os dois livros completos. Essa é a grande magia do resumo/resenha. Você pode se interessar (ou não) em ler a obra completa. É como uma “degustação” de luxo.

No dia seguinte, eu li mais três livros. Essencialismo (Greg McKeown), O Mundo Assombrado Pelos Demônios (Carl Sagan) e Arriscando a Própria Pele (Nassim Nicholas Taleb).

Percebi que ler a obra completa de Taleb, não me agregaria tanto quanto eu imaginava. O livro de Carl Sagan é legal, mas acho que o resumo já me preencheu. O Essencialismo eu gostei, mas também deixaria para o futuro. Só aí, eu economizei mais de R$ 100 em livros que eu compraria, e provavelmente deixaria parados na estante.

Essa nova forma de “testar” os livros antes de comprar, foi o que me motivou a assinar o app. Dentro dos meus preconceitos, eu acreditava que ele substituiria a leitura tradicional na minha vida, algo que eu abominava. E, sinceramente, ao descobrir esta nova forma de experimentar os livros, eu simplesmente me apaixonei.

Como tenho o blog, pedi aos proprietários do app um cupom para os leitores do Acumulador Compulsivo poderem aproveitar com algum diferencial.

E eles estão com uma promoção especial por tempo limitado (44% de desconto). Eu não sei por quanto tempo este desconto estará disponível, mas posso te dizer que é uma ótima forma de economizar com livros que talvez você não goste.

O mais interessante é que quebrei as quatro grandes objeções que eu tinha.

  1. Os fundadores do app fizeram uma pesquisa, e os usuários do 12min leem 7x mais livros (físicos) que os leitores comuns. Pois conseguimos priorizar os melhores livros, e deixamos os chatos para trás;
  2. A economia que tenho toda a vez que leio um resumo de um livro que estava com muita vontade de comprar, e não gosto do teor, é bem maior do que eu invisto no app, como você pode ver nos exemplos acima;
  3. Os resumos realmente são muito superficiais se comparados aos livros físicos. Mas quem disse que o app veio para substituí-los? Pelo contrário. Sem os livros, o app não existe. E eu aprendi a usar o app corretamente, experimentando os livros físicos antes de comprá-los;
  4. Achei exatamente o contrário. Me sinto muito estimulado a comprar os livros que “ouvi” e adorei o resumo. 

    Eu não sei se o que você achou disso tudo, mas te convido sinceramente a experimentar os três dias grátis com o cupom do blog, e se não gostar da experiência, é só cancelar sem pagar nada.

    Se não valer a pena pra você por algum motivo, pelo menos testou. Larga o preconceito de lado e experimenta, acredito que – depois de ler tudo isso – se começar a “ouvir” os livros com a ideia da “experimentação”, vai ser com certeza uma experiência bem inovadora e diferente.

    Um abraço! 

    Assine o teste grátis pelo link do blog. Caso você goste e siga com o app, o blog ganha uns trocados para continuar trazendo ótimas dicas aqui pra você, e você nunca paga nada a mais por isso.

2 comentários em “Como Ler Dezenas de Livros por mês e centenas por ano (Li 5 livros em 48 horas)”

  1. Gostei da dica. Vou testar!
    Tem alguns livros que eu gostaria de ler, mas não dou tanto valor assim para colocá-los como prioridade. Tentarei ouvir o resumo desses livros… Pode ser uma boa.
    Valeu pela dica!
    Ah… Neste mês de julho eu postarei resenhas de livros que li toda quinta-feira. Se tiver interesse, dá uma olhada.
    Valeu!
    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário