Estou utilizando a Clear há pouco mais de 30 dias, pois acabei fazendo uma reflexão sobre as taxas de corretagem que costumo pagar, e busquei uma corretora taxa zero.

Eu sinceramente recomendo a Clear se você decidiu começar agora com ações (Swing Trade). Porém encontrei limitações importantes pra quem quer seguir em frente com esta corretora, e tudo ficou claro para mim em relação à estratégia do grupo XP.

Basicamente o grupo XP possui 3 corretoras direcionadas para cada nicho de cliente (XP, Rico e Clear). Se eu pudesse sintetizar as três, eu diria que a Clear é pra quem está começando, a Rico é pra quem já está na jornada de pequeno investidor, e a XP é para quem possui maiores volumes de investimento. Posso estar errado na minha análise, mas é uma percepção.

Porém, até mesmo para quem está começando, eu achei a Clear uma corretora bastante limitada. Na renda fixa, oferece apenas a opção de Tesouro Direto. Ou seja, se você quiser comprar CDB’s, Debêntures, LCI, LCA, CRI, CRA, LF… Nada feito.
Além disso, não é possível analisar ofertas de subscrição de ações. Você precisa acompanhar pelo site da CVM e enviar um e-mail para a corretora.

easy.PNG

Opções de Renda Fixa na Easynvest

Em tempos de aplicativos, sites interativos, enviar um e-mail solicitando algo que você buscou fora do portal da corretora, para mim não faz sentido.

É claro que isso não é necessariamente uma crítica. Lembrem-se que a Clear foi a primeira corretora a zerar a taxa de corretagem de ações. O que impulsionou milhares de pessoas a investir, o que foi ótimo para nosso país. Porém, para pequenos investidores Buy & Hold raízes como eu (hehe), infelizmente ela não tem um bom leque de opções de diversificação em renda fixa, e de investimentos mais avançados no Swing Trade.

Acredito que a Rico e a XP sejam obviamente bem mais completas, e isso é uma decisão estratégica do grupo. Mas como sempre fui cliente Easynvest, e não achei o app e site da Rico tão intuitivos como o da Easynvest… retorno oficialmente para a corretora Easynvest e vamos em frente nesta jornada.