O que é Peer to Peer Landing e Quais são as melhores plataformas do Brasil?

Oi pessoal.

O assunto desse domingo é Peer to Peer Landing.

Neste post, vou responder perguntas como: Peer to Peer Landing é confiável? Vale a pena investir? Qual o risco envolvido? Qual a melhor forma de emprestar dinheiro diretamente para empresas de capital fechado (não listadas na bolsa)?

Como vocês sabem, invisto nesta modalidade há algum tempo (reforço que é um investimento de alto risco, antes mesmo de começar o texto).

Acredito verdadeiramente, que com a queda da Selic, vou precisar diversificar um pouco os meus próximos aportes, aumentando um pouco minha exposição ao risco. Já deixo claro aqui, que nada neste blog tem caráter de indicação ou recomendação de investimento, eu procuro registrar meus investimentos, e explicar um pouco mais sobre tudo que aprendi até hoje sobre finanças, a fim de ajudar outras pessoas.

Na tabela abaixo, você pode ver os detalhes de cada uma das plataformas.

Estes números são de Jan/2019, algumas informações estão desatualizadas.

ewewewewew
tabela extraída do canal yubb no youtube

Só para ter noção de desatualização do quadro acima, a iouu – que é a plataforma que eu uso, captou somente em junho, mais de um milhão de reais.

fea
imagem retirada do relatório mensal da iouu aos investidores

 

Aqui no blog, já fiz outras postagens sobre o assunto. Nesta postagem, eu mostro como emprestar dinheiro para empresas e ganhar um bom retorno com isso, explicando exatamente como funciona o peer to peer.

Nesta outra, relato minha segunda aplicação.

O que mais tem sido interessante nesta experiência, é que se trata de um empréstimo real à uma empresa de capital fechado. Você analisa os indicadores contábeis da empresa, o patrimônio dos sócios, e decide se empresta ou não. A decisão (pelo menos na iouu) tem que ser um pouco rápida, pois há dezenas de outros investidores no portal analisando a proposta (e acredito que muita gente investe sem olhar os dados da empresa). O bacana disso tudo é que, quando a empresa atrasa e paga com atraso, nós também recebemos os juros e multa do atraso. E, obviamente, são retornos muito maiores do que investimentos tradicionais.

Iouu é confiável? Vale a pena?

Eu gosto muito da plataforma. Acompanho os relatórios mensais, já utilizei o suporte para tirar dúvidas, e são muito atenciosos e antenados. Já questionei as taxas aplicadas e me explicaram detalhadamente. Eu confio bastante na plataforma.

Até o momento, emprestei dinheiro para duas empresas, como você pode observar na figura abaixo:

Capturarrea

Como não conhecia a plataforma, comecei aos poucos, em Julho de 2018. Agora, um ano depois, acho que tenho mais bagagem para falar a respeito da confiabilidade da plataforma.

Seguem os pagamentos, datas e valores do que recebi da empresa Olinda Enxovais, até o momento:

pgts olinda

Alguns atrasaram, e acabei recebendo mais que o valor de R$ 51,62.

condições
Taxas pactuadas no empréstimo.

Este post (infelizmente) não é patrocinado pela iouu, nem por nenhuma empresa de peer to peer landing. Caso tenha interesse em conhecer melhor a plataforma, utilize meu link, que aí eu e você ganhamos descontos na hora de investir.

Caso tenha alguma dúvida, terei o prazer de esclarecer nos comentários.

Grande abraço!

Obs.: nenhuma informação deste post é recomendação de investimento. Peer to peer landing é uma operação de risco, onde o risco do “não pagamento” é todo do investidor. Existe uma estrutura por trás da empresa, que cobrará o cliente, e também meios legais de cobrança (tudo pela plataforma). Portanto, tome decisões baseadas também no seu perfil de investidor, e procure assumir riscos controlados.

 

Esse é um vídeo bem bacana, que mostra as empresas “por dentro”:

5 comentários em “O que é Peer to Peer Landing e Quais são as melhores plataformas do Brasil?”

  1. Eu recebo há tempos por e-mail as novas rodadas de investimento da Nexoos, mas ainda não tive coragem de emprestar rsrs. Quem sabe agora com esses juros no chão dá coragem…

    Responder

Deixe um comentário