6 Dicas importantes para começar a investir (guardar e acumular dinheiro)

Essas são dicas simples e objetivas que eu uso e escrevo pra você começar a guardar e acumular dinheiro.

1. Estude sobre dinheiro e investimentos;
Aprender sobre dinheiro e educação financeira é um dos principais investimentos que você pode fazer pra sua vida. Só estudando e aprendendo, você entenderá algumas coisas importantes como o impacto da inflação no seu dinheiro, a corrida dos ratos, a rentabilidade baixa da poupança, como fazer os juros trabalharem pra você ao invés de destruírem seu patrimônio, etc. A educação financeira vai fazer você ter um saldo azul no final do mês, ao invés de um saldo vermelho. Sem aprender sobre dinheiro, fatalmente você tomará decisões erradas que não vão fazer seu dinheiro acumular e multiplicar.

2. Acabe com as suas dívidas;
Uma grande analogia que criei é que as dívidas são como ratos confinados dentro de um cofre cheio de dinheiro.
Elas estão ali, talvez não te incomodem tanto, mas se deixar elas paradas num canto, elas vão comer seu patrimônio até ele acabar. Você precisa reduzir suas dívidas mês a mês, até acabar com todas elas. Não faz muito sentido tentar guardar dinheiro se tiver ratos no cofre.

3. Abra uma conta gratuita em uma corretora;
Tentar guardar dinheiro na conta poupança do seu banco é furada. Vez ou outra você vai acabar mexendo neste dinheiro, pois o acesso é tão simples e rápido que sua mente vai te sabotar… E quando surgir aquele desejo de comprar algo que você não precisa, você acabará mexendo nessa quantia. Abra conta numa corretora que não cobre taxas de custódia nem de operações simples em renda fixa. A maioria das corretoras hoje não cobram.

4. Crie uma meta;
Nós humanos precisamos de metas para perseguir. Quando não sabemos exatamente onde queremos chegar, a vida fica sem sentido.

5. Pague primeiro o investimento;
Se você deixar para investir somente depois que pagar todas as suas contas e compromissos, fatalmente você não terá muito comprometimento. Afinal, não há ninguém mais importante na sua vida que você e sua família. Isso significa que você deve guardar a quantia dos seus investimentos antes de pagar os compromissos com outros. “Ah, mas e se não sobrar para pagar as contas?” – Aqui não se trata de sobrar ou faltar. Falo de disciplina. Você não pode esquecer de pagar sua principal conta, que é o futuro da sua família.

6. Crie uma reserva de emergência.
Vários especialistas em finanças falam na reserva de emergência e, por muito tempo, achei isso uma grande balela.
Pensava assim, pois imaginava que o valor separado em uma reserva de emergência poderia ser acumulado junto ao valor dos investimentos, fazendo com que os juros compostos fossem melhor aproveitados.
Porém, após algum tempo, percebi que a reserva de emergência tem um valor psicológico grande. É muito confortável saber que sua vida está segura por 12 meses caso, por uma infelicidade, tudo dê errado. Não somos donos do destino, mas podemos tomar atitudes para que ele nos seja favorável.

0 comentário em “6 Dicas importantes para começar a investir (guardar e acumular dinheiro)”

Deixe um comentário