A Importância de Fazer Backup dos Seus Dados!

Há dois meses meu note deu pau.

Simplesmente perdi – além de todos os meus arquivos de trabalho – uma série de planilhas de controle financeiro.

Como sou extremamente esquecido, tenho tido dificuldade até mesmo para pagar minhas contas.

Tem sido um longo caminho para refazer planilhas, reconstruir controles, e principalmente refazer alguns dados antigos… Mas praticamente desisti de recuperar a evolução do meu patrimônio ao longo dos meses.

Meu note ainda está no conserto, talvez quando voltar, eu rode algum app de recuperação de dados e vamos ver no que vai dar, mas não estou com muitas esperanças.

Isto, de fato, me fez refletir sobre backup e a importância de armazenar as coisas na nuvem. Sim, na nuvem. Já armazenei backups em HD Externos que simplesmente também apresentaram defeito ao longo do tempo. Portanto, nada é tão seguro quanto a nuvem.

Gostaria de receber algumas sugestões de como fazer backup das planilhas. Tenho usado o ONEDRIVE mas não acho muito prático. Sempre tenho que lembrar de fazer backup… Os backups não são automáticos (ou eu não sei automatizá-los) e me fazem ter de lembrar o tempo inteiro de subir as planilhas pra nuvem.

Você usa algum tipo de backup? Qual?

Abraços, Stark. O Acumulador Compulsivo.

0 comentário em “A Importância de Fazer Backup dos Seus Dados!”

  1. Olá Acumulador.

    Sim. O backup na nuvem ocorre automaticamente a partir da instalação do software que escolher (OneDrive, Google Drive, Dropbox etc).
    Você só necessita instalar o software e escolher quais as pastas que irá subir para a nuvem.

    Responder
  2. Fala Acumulador!

    Assim como vc, estou pra montar um blog para contar minha evolução rumo à alforria financeira.

    Quanto à planilha de controle financeiro, também perdi minha planilha em meados de 2016. Desde então, mantenho uma pasta do Google Drive no meu desktop que sincroniza automaticamente e tem dado certo.

    Boa sorte, abraço!

    Responder
  3. Olá amigos,

    Eu uso o Google Drive para poder salvar meus documentos diversos.

    Além de planilhas em Excel, também uso o site de controle de receitas x Despesas, um hábito que adquiri a vários anos, na época da graduação em ADM. Virou um vicio rsrs

    Parabéns pelo blog, lhe achei no Sr IF365, que é um outro excelente site/blog.

    Abraço!

    Responder
  4. Sofri esse mesmo problema na pele quando em 2011-2012 meu pendrive que continha TODA minha vida financeira: declarações de IR, tracking de todos meus trades desde 2002, orçamentos mensais desde 2002 e todo meu controle de rentabilidade, simplesmente queimou!
    A partir de então comecei a usar o serviço na nuvem do OneDrive para manter todos meus arquivos financeiros e mais recentemente com a compra de meu primeiro Macbook estou mantendo todos meus arquivo no iCloud além de ter um HD que uso como “espelho” para manter backup de todos meus arquivos também!
    Em resumo posso dizer que tanto OneDrive quanto iCloud são extremamente confiáveis, seguros e permitem acesso aos seus arquivos de qualquer plataforma! (É uma maravilha quando estou em algum lugar e preciso acessar um doc ou mandar algo para alguém: basta abrir o app no celular e lá está tudo a sua disposição!)

    Responder
  5. Back-up…..além da tríade que todos usam tenho dado preferência para o MEGA pois ele trem 50GB grátis e é suficiente para a maioria das pessoas e posso acessar com app no celular e sincroniza no PC automaticamente.

    Responder

Deixe um comentário