Como e Por Que Comecei a Investir…

Após algumas experiências mal sucedidas (previdência privada, ações, Forex, etc) e um bom tempo depois… Decidi conhecer mais sobre investimentos, pensando no futuro.
Não comecei por acaso… Foi meio que um “empurrão” da vida.

O EMPURRÃO
Trabalho para uma empresa e recebi uma proposta de migrar minha contratação de CLT para PJ (contrato de pessoa jurídica). Neste contexto, eu passaria a receber o FGTS, INSS, Férias, 13º e etc nas minhas mãos.
Um filme passou na minha cabeça… Pois não sou muito disciplinado e tenho uma esposa e uma filha que também precisam de mim. Ou eu aprendia a investir, ou estaria abrindo uma porta para o fracasso financeiro (que eu só perceberia no futuro).
Passaria então obrigatoriamente a ter que investir.
Daí me vi obrigado a buscar mais informações, pois o básico que eu já sabia, é que a poupança era furada (se você ainda não percebeu isso, clique aqui) E aí estou falando de um ano de baixíssima taxa Selic, onde derruba ainda mais a rentabilidade da poupança.

BUSCANDO OS CONHECIMENTOS BÁSICOS
Os primeiros conhecimentos eu obtive no canal Me Poupe no Youtube, onde aprendi muita coisa sobre Renda Fixa. E aí comecei meus aportes.
Comecei aportando os valores que antes eram aportados na minha conta de INSS e FGTS, e com o passar do tempo fui ganhando confiança e aumentando um pouco a quantia, e também comecei a “diversificar” dentro da renda fixa, buscando não só Tesouro Direto, como Debêntures e CDB’s.
Com o passar do tempo, fui consumindo outros conteúdos… Aprendendo um pouco sobre renda variável… Algumas personalidades que me ajudaram bastante no início foram Thiago Nigro (Meu Primo Rico), Bruno Perini…

VOCÊ É BURRO MESMO OU ESTÁ DE SACANAGEM?
Mas um grande divisor de águas pra mim foi conhecer o Bastter! Me identifiquei muito com a estratégia de Buy & Hold (virar sócio de boas empresas) e entrei no mercado de ações. Parei de girar meu patrimônio e reduzi meus custos de operação.
Hoje continuo aprendendo mensalmente.
Dias antes de receber meu salário e fazer meu aporte mensal, começo a pesquisar algumas coisas e acabo aportando diferente todo mês (até por que ainda estou no início da montagem da minha carteira).

FINANSFERA – OS BLOGS SOBRE DINHEIRO
Tenho estudado bastante sobre FII’s, iniciei neste tipo de investimento há pouco mais de um mês, e também comecei a aprender sobre REITs (viva o Sr Viver de Dividendos e os ótimos Sr IF365, Frugal Simples, AA40, BPMilhão, UÓ entre outros ótimos blogueiros da área)! Na verdade descobri um novo mundo dos BLOGS e a mente expandiu.

E aqui estou eu, procuro compartilhar um pouco do meu conhecimento e experiência, construindo minha carteira. Vou registrar aqui meus aportes e evolução da carteira, como uma forma de automotivação e também para ajudar possíveis pessoas a estudar junto comigo e trocar ideias. Não vou me identificar por motivos de segurança, mas estarei aí sempre a disposição para ajudar.

Queria ter recebido mais conselhos no passado, hoje estaria com uma vida mais tranquila! Um abraço e até a próxima.

0 comentário em “Como e Por Que Comecei a Investir…”

Deixe um comentário